O que é dólar turismo, dólar comercial e paralelo?

O dólar turismo é a modalidade do dólar voltada para quem vai viajar e compra a moeda em casas de câmbio. Além disso, o dólar turismo é usada para compras em cartões de crédito e demais transações comuns entre pessoas que utilizem a moeda. Quando alguém usa a cotação do dólar turismo, costuma pagar um pouco mais que no dólar comercial. O dólar turismo costuma ter um valor superior porque diferente do comercial é utilizada a moeda em espécie.


Por que existem taxas de câmbio diferentes para o dólar?

O dólar no Brasil é dividida em três categorias de cotação: Dólar Turismo; Dólar Comercial; Dólar Paralelo. Cada categoria é usada para uma finalidade diferente. Por exemplo, o Banco Central trabalha com o dólar comercial. As casas de câmbio utilizam o dólar turismo nas suas operações. As oscilações da moeda afetam a economia brasileira e alteram o poder de compra da população pois está diretamente ligada com a inflação. As oscilações de câmbio afeta quem pretende viajar e quem precisa do dólar turismo.

 

Como funciona a negociação do dólar turismo?

Diferente do dólar comercial, no valor do dólar turismo estão inseridos alguns custos que deixam a cotação mais alta. As casas de câmbio que fazem operações com a moeda inserem alguns custo que têm para manter a moeda disponível. Isso porque quando as transações são feitas com o dólar comercial são apenas ordens de pagamento interbancárias. Isso é, não precisam da moeda em espécie.

Para o câmbio do dólar, as casas de câmbio precisam ter uma grande quantidade de moedas em espécie. Ou seja, nesta categoria, precisam de um espaço para armazenar a moeda, segurança, transporte para fazer a logística da moeda. Porém, o que mais encarece toda essa atividade é risco de roubo. As casas de câmbio têm grandes despesas com segurança, apólices de seguro e custódia de papel-moeda. Logo, a taxa do dólar turismo serve para cobrir estes custos. Isso acaba encarecendo o custo desta modalidade de transação.

 

Dólar comercial e dólar paralelo

Dólar Comercial: Todas as transações que envolvem comércio exterior, movimentações feitas pelo governo federal ou recursos para exportação e importação utilizam o dólar comercial.

Dólar Paralelo: O dólar paralelo é o dólar vendido sem a autorização do Banco Central. Normalmente, ele é vendido por cambistas. Essa categoria surgiu nos anos 90, como uma forma de proteção contra o problema da inflação. Quando há instabilidade econômica as pessoas e empresas se protegem melhor adquirindo uma moeda mais forte, o dólar. O maior problema de comprar dólar com cambistas é a recepção de notas falsas.

 

Solicite o contato da equipe da Tempus 21 que iremos sugerir excelentes pacotes turísticos por todo o Brasil e especialmente passeios magníficos pelo Estado de Santa Catarina. Confira. Também oferecemos o melhor câmbio da Grande Florianópolis. Estamos aguardando o seu contato!